Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

SPINBALLNET: Origem - Charlotte Bocats, uma história recente e a esperança de um futuro melhor.



O Charlotte Bobcats entrou na NBA na temporada 2004-2005. O antigo time da cidade, o Charlotte Hornets, foi transferido para cidade de New Orleans em 2002, deixando Charlotte sem time por 2 anos.

Logo usado entre 2004-2012
A NBA prometeu um novo time após os Hornets serem relocados para New Orleans. Houve aproximadamente 1.250 sugestões para o nome do novo time de Charlotte. Os finalistas foram ''Flight'', ''Bobcats'' e ''Dragons''.

No ano de 2004, o Charlotte Bobcats precisou de um draft de expansão para formar seu novo time. Nesse draft, Gerald Wallace foi o principal jogador recrutado pelos Bobcats.
No Draft normal daquele ano, os Bobcats selecionaram o pivô Emeka Okafor - que mais tarde acabou sendo nomeado o melhor novato do ano. O primeiro treinador da franquia foi Bernie Bickerstaff. Bernie também exercia a função de General Manager do time.

 TWC Arena é a casa de CHA desde 05
Como é de costume entre os times recém formados, os Cats não tiveram uma boa temporada, longe disso, finalizando 2004-2005 com 18 vitórias - 64 derrotas.

Na temporada de 05-06, Charlotte draftou Raymond Felton e o pivô Sean May. Foi inaugurado naquela temporada a Time Warner Cable Arena. Ainda com um time ainda muito novo e desentrosado, os Bobcats terminaram a temporada com 26 vitórias - 56 derrotas, longe dos playoffs. Naquela mesma temporada, Michael Jordan comprou parte da franquia.

Na temporada seguinte, os Bobcats tiveram uma temporada decente, com o retrospecto de 33 vitórias - 49 derrotas (até então a melhor temporada). Porém, o time da North Carolina ainda estava longe dos playoffs e a diretoria decidiu demitir o treinador Bickerstaff.

Jordan e seu staff via potencial na equipe e resolveu trocar, além do treinador, o General Manager também (pois Bickerstaff também exercia a função de GM). Os Cats contrataram Rod Higgins para gerenciar as contratações do time. Para a vaga de treinador, Sam Vincent foi contratado. Nesse ano, a franquia de Jordan fez algumas mudanças na off-season, incluindo a contratação de Jason Richardson, trocado com o recém escolhido Brendan Wright. Apesar do bom e jovem elenco, o time não deu liga, terminando a temporada 07-08 com 32 vitórias - 50 derrotas. Como consequência da má campanha, Vincent foi demitido.

Para o lugar de Vincent, o lendário treinador Larry Brown foi contratado e as esperanças de uma boa temporada nunca haviam sido tão altas em North Carolina. Mais uma vez o elenco base não foi mantido e houve trocas. Richardson e Dudley foram para Phoenix, em troco de Raja Bell e Boris Diaw. Mesmo com várias mudanças no elenco durante a temporada 08-09, os Bobcats quase foram para a pós-temporada, terminando com 35 vitórias - 47 derrotas. Foi um indício do que estava por fim, o time melhorava ano após ano.

2009-2010 foi marcante para o Charlotte Bobcats. A franquia selecionou Gerald Henderson no draft; Emeka Okafor para os Hornets, em troca do também pivô Tyson Chandler; Stephen Jackson veio para os Bobcats. O time estava forte, com uma base montada e Brown estabelecia o seu sistema de jogo.
Em fevereiro de 2010, a NBA oficializou a venda do time para Michael Jordan, se tornando o primeiro ex-jogador a ser presidente de uma franquia da NBA.
A temporada regular terminou com o Charlotte Bobcats indo pela primeira e única vez para os playoffs, se classificando em 8º, com um retrospecto de 44 vitórias - 38 derrotas - única vez que os Bobcats conseguiram uma campanha positiva. Gerald Wallace teve uma grande temporada, sendo selecionado para o All-Star game.
Nos playoffs, os Bobcats foram varridos pelo o Orlando Magic. Essa foi a melhor temporada da história do Charlotte Bobcats.

A temporada seguinte começou com grandes expectativas por parte da mídia e dos torcedores, apesar da ausência de Raymond Felton e Tyson Chandler no elenco.
Porém, as expectativas não foram correspondidas. Mais uma vez houve várias mudanças no time, uma reformulação foi feita. Gerald Wallace, símbolo dos Bobcats, foi trocado para o Portland Trail Blazers. Tyrus Thomas e Stephen Jackson sofreram com lesões ao longo da temporada, prejudicando o time.
Em meio a todas essas mudanças, os Bobcats tiveram um temporada regular ruim se comparado as expectativas geradas, terminando fora dos playoffs e com um retrospecto de 34 vitórias - 48 derrotas. Como consequência, Larry Brown foi demitido e o veterano Paul Silas foi contratado como o novo treinador do Charlotte Bobcats. Foi uma temporada fraca, com várias trocas ruins, uma má administração que custou caro para a franquia.

No início da temporada 2011-2012, os Bobcats fizeram alguns ajustes na comissão técnica, contatando Rich Cho, ex-General Manager dos Blazers, para exercer essa mesma função, e promovendo Rod Higgins a presidente de operações.
A nova diretoria quis limpar espaço na folha salarial logo de cara, mandando Stephen Jackson e Shaun Livingston para os Bucks, em troca de Corey Maggette.
No draft, Bismack Byiombo e Kemba Walker foram escolhidos, ambos na primeira rodada.
Com um time novo e sem nenhuma estrela no time, os torcedores esperavam uma temporada difícil pela frente, porém, a temporada se tornou um desastre completo para os Bobcats, terminando os 66 jogos (devido ao locaute) com 9 vitórias - 59 derrotas e um pífio aproveitamento de 10,6% de vitórias. Foi a pior temporada em termos de números de um time na história da NBA. Como consequência, Paul Silas foi demitido.
Logo que será usado a partir de 12-13.

Há esperanças num futuro próximo para os Bobcats se reerguerem. A franquia tem boas posições no draft para apostar em novos talentos e o 'cap' está relativamente vazio, abrindo a possibilidade de contratar bons free agents na off-season.
O futuro dos Bobcats depende acima de tudo de uma boa administração e na evolução do armador Kemba Walker.



Melhor jogador da história


Gerald Wallace é o jogador que mais se destacou nesses 8 anos de Bobcats. Durante sua passagem de 6 anos e meio pelo Charlotte Bobcats (2004-2011), o ala lidera a franquia em pontos, jogos disputados, minutos em quadra e roubadas de bolas. Wallace é o único jogador da história da franquia a disputar o All-Star game (em 2010) e também ser eleito para o primeiro time de defesa da NBA (também em 2010).
Esse post pertence ao Spinballnet, que me deu os direitos de postar aqui no blog. Acessem o Spin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário