Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O (bom) início de temporada do Bobcats

Big Al foi a grande contratação da equipe para a temporada, mas ainda não conseguiu uma sequência de jogos (FOTO: FOX Sports)
Eu defino esse início de temporada do Bobcats como encorajador. A equipe ainda é fraca, não tem qualidade o suficiente para brigar por playoffs - ainda bem, ficar fora da loteria num draft tão bom quanto o próximo não seria legal -, mas tem apresentado alguns aspectos positivos que tem agradado os torcedores.

Um bom exemplo é a defesa. Até aqui, com 14 jogos disputados, a equipe está colocada como a quinta defesa mais eficiente de toda a liga. A equipe tem cedido apenas 97.9 pontos por 100 posses, forçado os adversários a acertarem apenas 43% dos chutes tentados e forçado, em média, 15.8 turnovers dos oponentes, estando acima da média da liga em todas essas estatísticas.

Michael Kidd-Gilchrist pode ser considerado o pilar dessa defesa, embora todo o time tenha se destacado no quesito. MKG tem o melhor DefRtg (pts cedidos por 100 posses) dentre os titulares* e o segundo melhor DWS  do time (0.6), ficando atrás apenas de Kemba Walker, que tem 0.8. A evolução do segundanista é bem clara, e o mesmo tem sido o jogador mais regular da equipe desde a chegada de Steve Clifford.

Por outro lado, se a defesa nesse início tem sido empolgante, não se pode dizer o mesmo do ataque. O Bobcats tem o quarto ataque mais inefetivo da liga, com um OffRtg (pts/100 posses) de 94.9, ficando a frente apenas de Cleveland Cavaliers, Milwaukee Bucks e Utah Jazz.

Muito disso deve-se a dificuldade do time em espaçar a quadra. O time titular não tem nenhum chutador de longa distância confiável, o que resulta na equipe chutando muito de média distância (os mais inefetivos do basquete). Para se ter uma idéia da situação, Josh McRoberts é quem mais tem tentado chutes da linha dos três, McBob tem tentado 4.3 chutes por jogo e conseguido um aproveitamento de 37.5%. O aproveitamento até é bem razoável, mas ele não é um jogador confiável chutando dali e está longe de ser o suficiente para conseguir o espaçamento da quadra.

Equipe tenta muitos chutes de média distância, os mais inefetivos do basquete (FOTO: NBA.com/Stats)

O mal começo dos nossos guards, Kemba Walker e Gerald Henderson (36.7 e 38.5% de aproveitamento nos chutes de quadra) também contribuem para o péssimo início do ataque, além dos poucos jogos com Al Jefferson em quadra. Por fim, todas essas dificuldades acabam resultando na falta de efetividade do ataque, que tem o pior eFG% e também o pior TS% dentre os 30 times da NBA, atrás até mesmo do péssimo Jazz.

Outra coisa a se destacar sobre o ataque do time nesse começo é o ritmo lento em que este tem jogado. Para se ter uma idéia, somos a terceira equipe com o menor PACE   (número de posses do time por 48 minutos), apenas 93.93, ficando a frente apenas do New York Knicks (93.56) e do Indiana Pacers (92.20). Já podiamos esperar algo assim, já que Coach Clifford disse por várias vezes preferir jogar em meia quadra com boa movimentação de bola, mas não que o rtimo fosse tão lento.

Com todos esses pontos positivos e negativos destacados, a equipe consegue se manter com 7-7 nesses primeiros 14 jogos e percebe-se que esse aproveitamento de 50% é algo bem mais real do que aquele 7-5 no início da última temporada, o que me faz ter de considerar esses primeiros passos de Clifford como treinador dos Cats bastante positivos. Mas sempre destacando que a amostra ainda é pequena pequena.

* Jannero Pargo e Big Al tem DefRtg melhores que o do MKG, mas como jogaram poucos jogos, coloquei Kidd-Gilchrist a frente.

Agradecimentos ao @tmwarning (two-minutewarning.blogspot.com) que me ajudou com algumas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário